quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Que é a vossa vida?


...Porque, que é a vossa vida? Tg 4.14.
Pensamos em todo momento num Evangelho vivo, atuante, eficaz, do tipo de Jesus. Pense bem!
Aparece um homem no meio dos outros; esse tem uma das mãos secas; Jesus fixa os olhos nele, ordena-lhe levantar a mão e ao obedecer a sua mão é restabelecida ao normal.
Jesus vai andando e uma mulher resolve no seu interior tocar nas Suas vestes, pois diz: “se eu ao menos tocar na orla dos seus vestidos, eu sararei; e, imediatamente ela é curada, após tocar na orla dos vestidos d’Ele.”
Jesus cospe no chão, faz lama com o cuspe e a poeira, passa nos olhos do cego, e ele começa a ver.
Jesus olhou para o paralítico e disse: levanta-te, toma a tua cama e anda; e o homem andou!
Olhou para a mulher adúltera e disse: “Eu também não te condeno, vai e não peques mais.”
Caminhando com dois dos seus discípulos Ele lhes abre o entendimento para entenderem as Escrituras!
Conversando em casa com todos os seus discípulos ele pergunta: ”vocês estão entendendo estas coisas?”
Tenho pensado num evangelho tão vivo e atuante, que produz uma viva liberdade! Já pensou nisso? Muito bem!
Diante dessa realidade o apóstolo Tiago continua me perguntando: “Porque, que é a vossa vida?” Que é vida? Que é vida? Vida que eu quero viva1
O biólogo afirma que biologia é o estudo da vida! Porém, as definições são grandes, complexas e inexatas. Biólogos, físicos, químicos e filósofos não conseguem chegar a um ponto de congruência com os seus conceitos de vida. Seria eu capaz de conceituar vida? Alguém perguntou: você pediu p’ra nascer? Para responder é necessário saber de onde vem a vida. Outra questão séria que os teóricos se propõem resolver e as divergências aumentam mais.
João Batista respondeu e disse: “o homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu.” Jo 3.27. Após fazer o homem do pó da terra Deus lhe sopra nas narinas o fôlego da vida. A vida vem do céu! E, se vem do céu, segue-se que só Deus pode dá-la! Tá Bom!
Como Adão, eu não p’ra nascer, eu não pediu p’ra viver! Más, Deus me fez nascer; Deus me deu a vida! Portanto, a vida que tenho é dom de Deus e, é para ser vivida para Deus. Muito bem!
Considerando que não pedi p’ra nascer, se não pedi p’ra ter vida e Deus mo-la deu é racional entender que a vida que eu tenho não é minha propriedade privada, mas de Deus!
Entendendo agora que a vida é dom de Deus voltemos à pergunta de Tiago: “Porque, que é a vossa vida?” E nesse caso eu me pergunto como estou usando e como estou gastando esse dom que Deus me deu?
No mundo as pessoas desenvolveram diferentes estilos de apresentação para gastarem a vida dando plena evasão às suas pulsões: gregário, sexual, conservativo, defensivo, aquisitivo e domínio a partir do que vários caminhos dolorosos são traçados: egoísmo, ódio, vingança, violência, materialismo, consumismo, cobiça, avareza, glutonaria, indiferentismo, niilismo, vaidade, hedonismo, ludismo, impureza, depravação, eromanias, luxúrias, idolatrias, fobias, filias, manias e ismos relacionados à sexualidade, prepotência, tirania, egocentrismo, autocracia, promiscuidade, orgias, poluição moral, relaxamento ético e moral e falsas filosofias de vida comunitária.
O Senhor Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14.6. Estou vivendo a vida que ganhei na verdade, no cominho, com Jesus, indo para o Pai? Conforme a Palavra de Deus?
É desse caminhar dinâmico, atuante, autêntico, dessa vida em ação que eu falei logo no início dessa conversa. Vida com a mente transformada, renovada, com o coração ardendo pelo fogo do Espírito Santo, cujo combustível é a Palavra de Deus, nunca me esquecendo e, pior, afastando-me do anúncio do Senhor Jesus Cristo: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Mc 16.17-18.
Questão relevante: tenho vivido essa vida? Atuante, viva, real, diante de Deus e dos homens? Cri e creio em Jesus, que transforma o meu coração e abre o meu entendimento para as Suas coisas dando-me condições de responder como Tiago responde: “Que é a vossa vida? A vossa vida é como um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tg 4.14. Então, sei que somente em Jesus eu tenho essa vida, pois Ele mesmo disse: “... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Jo 10.10. “Eu sou o pão da vida.” Jo 6.35.

Stephenson Soares Araújo.
07/1978.

Um comentário:

  1. pastor, tive um problema com o cd que me deu... poderia enviar o material para o meu e-mail ou me enviar o seu endereço para que eu passa ir burcar o material esta semana?... desculpe pelo transtorno...

    eryka oliveira silva

    e-mail:
    frimanlopes@gmail.com

    ResponderExcluir