quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

De Deus vem a vitória!

Muitas vezes estamos alegres, contentes com todas as coisas que acontecem conosco, contentes com as pessoas, contentes com tudo o que temos.
Deus, pela Sua infinita misericórdia e bondade, nos concede as mais diversas bênçãos, de formas mais diversificadas, porque o homem nada pode receber se não lhe for dada do céu. Jo 3.27.
Por outro lado, assim diz o Senhor: "Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão." Pv 9.11.
São bênçãos recebidas da parte de Deus, as quais nos são dirigidas devido à grande misericórdia e benignidade do Senhor, Aleluia!
Agora leiamos o texto bíblico que se encontra exarado em o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, no capítulo 24, do versículo 13 ao 35 (Lc 24.13-35). Glórias a Deus!
No decorrer de nossas vidas, durantes os nossos dias de vida, sempre acontecem ou aconteceram episódios marcantes, cada um de uma forma, através dos quais Deus sempre nos ensina ricas lições de sabedoria (HOKMA). Ele nos ensina acerca do Seu caráter, personalidade, longanimidade, bondade, misericórdia, justiça e amor.
Aqueles dois, no caminho de Emaús, estavam saindo de um episódio marcante nas suas vidas: a morte de Jesus! Algo anormal para eles acontecera e, disso, estavam avisados: por Deus, pelos profetas e pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Mas eles não entendiam... Iam pelo caminho envolvidos nas suas perguntas e respostas, nas suas fraquezas e derrotas, dúvidas, medos e comentários acerca do sucedido, cegos pela falta de conhecimentos e pela incredulidade; há muito tempo o profeta disse: "...mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende..." Is 1.3.
Várias vezes os problemas, as dificuldades, as enfermidades, o orgulho, a dúvida, o medo, a estultícia nos assolam de maneira tal que empreendemos uma luta ferrenha contra estes problemas, contra as dificuldades, as enfermidades e não vencemos. Seguimos no caminho envolvidos pelas nossas perguntas e respostas, pelas nossas ansiedades e angústias sem saber e perceber que o Senhor Jesus Cristo está ao nosso lado. Às vezes perguntamos ao próprio Senhor: "És tú só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela em sucedido nestes dias?" Lc 24.18. E ainda perguntamos a Deus: Oh! Deus, porque nos rejeitastes para sempre? Sl 74.1.
Aí, é nessa hora que tomamos uma decisão e, em muitos casos, embrenhamos na batalha do jejum, da oração, de muitos artifícios, de ritos, de estratégias, pedindo a Deus poder para vencer os problemas, as enfermidades, as lutas sem percerber que estamos ávidos da vitória pelos nossos próprios esforços. Pensamos: estamos corretos! Ainda nos justificamos: Deus abençoa a quem se esforça! Não seria tolice? Mero esmurrar o vento? Penso que fazemos exatamente o contrário do que o apóstolo Pedro nos ensinou sobre o descanso nos braços do Pai: "lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." I Pe 5.7. Pedimos a Deus que nos dê forças para resolver os problemas; mas esquecemos de pedir sabedoria para evitá-los; e, às vezes pedimos a Deus para resolvê-los.Há problemas que somente Deus resolve mas, a grande maioria daqueles nos quais estamos envolvidos nós é que temos de resolver. Barreiras levantadas pela ignomínia, cegueira, falta de conhecimento e fé não nos permitem vencer a luta. Continuamos o caminho trocando idéias, perguntas e respostas muitas vezes sem sentido, sem significado!
Quantas vezes na calada da madrugada o marido, o pai de família, a mulher, a mãe de família, acordam um ao outro e passam horas a fio trocando idéias e perguntas acerca de um episódio que eles estão vivenciando.
Quantos moços, quantas moças caminham ludibriados pelas idéias atuais, mundanas, trocando suas idéias, perguntas e respostas?
E, à medida que o caminho aumenta, à medida que damos mais passadas, a falta de conhecimento, a incredulidade e a imprudência aumantam e, querendo a vitória a qualquer preço, não percebemos que sempre estamos diante da derrota física, material, mental, emocional, espiritual, intelectual, social. Parece-nos somente uma saída: fugir! E quando chega alguém e nos fala que Jesus pode resolver os nossos problemas, que Jesus pode nos dar sabedoria para resolver os nossos problemas, que em Jesus nós temos a vitória, que Jesus tem que ser glorificado, não cremos. Não cremos! Não cremos! Orgulho ou imaturidade? A repreensão do Senhor Jesus diz: "Oh! néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!"
Sempre o Senhor Jesus nos alerta de que Ele está ao nosso lado e, é nessa hora que fazemos como Pedro fez: voltamos e vemos o olhar de Jesus na nossa direção transmitindo corgem, fé, amor, segurança e perdão. Caímos em nós! Saímos da roda dos escarnecedores! Choramos amargamente, arrependidos!
Estamos na luta! Lutamos! Mas esquecemos de crer que é Jesus quem vence! Esquecemos que agora não somos nós quem vivemos mas Cristo é quem vive em nós, de sorte que, é só quem está vivo que vence! Glórias a Deus!
Então, quando nos voltamos a Deus de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento, de toda a nossa alma e de todas as nossa forças, quando realmente entendemos que é Deus quem  tem que vencer, é que nós compreendemos o que ele quer nos ensinar quando diz: "...a outro não darei a minha glória!"
Assim, Ele começa a nos ensinar, e como sempre faz, através das escrituras sagradas, das pregações, das profecias, dos testemunhos, da ação do Espírito Santo usando todas essas coisas de Deus. Ele faz mudanças sérias, profundas e permanentes em nós. Tira o coração de pedra, insensível, coloca um coração de carne, lavado com água, sensível e o preenche com o Seu Espírito Santo de formas que ele fica ardendo constantemente. Quem é o ardor da angina para se comparar com o ardor do fogo do Espírito Santo que queima e arde no coração daquele que se deixou transformar por Deus e para Deus. O ardor da angina faz o homem gemer desesperado porque a morte está por perto. Mas o ardor provocado pelo fogo do Espírito Santo no coração do homem fá-lo gemer de gratidão e exclamar bem alto: fica Senhor, já se faz tarde, já declinou o dia! Eu não venci, mas tú podes vencer! Tú, Senhor, és vencedor!
É aí que o Senhor Jesus mostra que o episódio de nossa vida, que essa ou aquela ocasião era, ou é para glorificar o nome do Senhor, aleluia! O Senhor Jesus nos ensina que entre Deus e o homem deve haver um relacionamento estável: - filial do lado homem e, fiel e auto-revelador do lado de Deus.
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas, e entrasse na sua glória? Lc 24.26.
E, acontecendo isso, voltamos depressa os nossos passos para contar aos outros o que Jesus realizou. Como ele resolveu o problema, como perdoou, como curou, como batizou com o Espírito Santo, como ceiamos em glória com o próprio Senhor Jesus. Ele disse: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém aouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei na sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
Eis algumas questões: eu tenho dado toda honra e toda glória a Deus? Ele tem sido glorificado em todas as ocasiões e oportunidades que surgem na minha vida? Eu tenho deixado Deus lutar para vencer? ou eu estou lutando com as minhas próprias forças para vencer? Eu tenho levado o pecado a sério? Eu  tenho levado Deus a sério?
O apóstolo Paulo diz: "Quer comamos, quer bebamos, quer façamos qualquer outra coisa, façamos tudo para honra e glória de Deus Pai", Aleluia!
Eu preciso aprender a dar glórias a Deus no problema, na enfermidade, nas dificuldades, pela saúde, pela paz, pela cruz, pela salvação, pelo dom de Jesus que por nós pecadores foi morto na cruz. Aleluia! Dar glórias a Deus não apenas de boca más, e acima de tudo, com a vida devota em obediência plena à palavra e à vontade de Deus.
Que Deus nos abençoe!
Amém!

Stephenson Soares Araújo.
12/10/1979.

Um comentário:

  1. Pode fazer cópia?rsrsrsrsrsrs,muito bom!!!Deus continue abençoando esse ministério!

    ResponderExcluir