sábado, 10 de março de 2012

BASE BÍBLICA DO EVANGELISMO - CONTINUAÇÃO 3

Estas lições também são conseguidas através da leitura do N. T. Quão maravilhosa é a manifestação da graça de Deus para cada um de nós!

Quanto a Paulo, ainda que pareça estar preocupado apenas com suas Igrejas, com o comportamento dos novos crentes gentios, que estavam sendo massacrados pelos ensinos dos judaizantes, na verdade estava trabalhando para espalhar o evangelho como ele conhecia, cria e pregava. Ele não tem vergonha do Evangelho que considera ser o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho.[1] Ele diz que falaria somente das cousas que Cristo fez por intermédio dele para desta forma tentar conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obra, por força de sinais e prodígios pelo poder do Espírito Santo. Afirma que, desta maneira, divulgou o evangelho de Cristo desde Jerusalém até ao Ilírico, esforçando sempre por pregar o evangelho onde Cristo não fora pregado.[2]
            Paulo afirma que seus ensinos eram muito diferentes dos ensinos dos sofistas deste mundo pois ele anunciava a Cristo, e a este crucificado, que era escândalo para os judeus e loucura para os gregos.[3]
            Conversando com Timóteo, Paulo o aconselha a se fortificar na graça que está em Cristo Jesus e que, aquilo que o jovem pastor havia aprendido dele (de Paulo) através de muitas testemunhas, devia ser transmitido a homens fieis e idôneos para instruir a outros.[4] Esta mensagem tem que ser transmitida a todos os outros o quanto for possível. Por isso ele ensina para Tito que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.[5]
            Na Epístola aos Hebreus o escritor quer nos ensinar que na gloriosa revelação de Deus para os homens,  Jesus Cristo é o Filho, e que os anjos são apenas ministros; que Cristo é superior a Moisés; que Ele é a entrada no descanso de Deus pela fé; que Jesus Cristo é o sumo sacerdote que se compadece de nós, cujo sacerdócio eterno, é superior ao da antiga aliança que teve fim. Jesus Cristo é sacerdote único e perfeito, cujo sacrifício não se repete posto ser eficaz.
            Finalmente, aparece outra vez em cena o apóstolo João para mostrar a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as cousas que em breve devem acontecer. A visão do Cristo Glorificado, que esteve morto mas que está vivo. Que está assentado à direita do trono de Deus e cuida da Sua Igreja e dos seus pastores. Que se ajunta com os seus remidos no monte Sião. Que venceu a besta e o falso profeta. Que tem poder para abrir o livro, que virá sem demora e que finalmente estará com todos os seus, uma multidão que não pode ser enumerada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, na nova Jerusalém celestial. Senhor que criou um novo céu e uma nova terra.
            Esta é a base do evangelismo no Novo Testamento. Ele é todo evangelístico.

                        3.3 - Distinção da Boa Nova no Velho Testamento e no Novo Testamento.

            3.3.1 - A boa nova tanto no V.T. quanto no N.T. consiste na mesma pessoa. faça uma comparação dos textos de Is 61 com Lc 4 e Gn 12.7 com Gl 3.16.

            3.3.2 - A diferença está no fato de que no V.T. a mensagem diz: “Ele virá!” O ouvinte crê na promessa. Vive da promessa. No N. T. a mensagem diz: “Ele Veio! Ele voltará!”[6] O ouvinte crê no cumprimento.

É óbvio que nessas poucas linhas não temos a intenção de esgotar esse esplêndido assunto. Na próxima oportunidade pretendemos falar sobre uma relevante terminologia que encontramos no N. T.  sobre o evangelismo. Continuamos vivendo e dependendo da graça de Deus. É Ele quem nos ama! Deus nos abençoe!

Stephenson Soares Araújo.
12/01/2009

[1]- Rm 1.9-17.
[2]- Rm 15.14-21.
[3]- I Co 1.18-25.
[4]- II Tm 2.1-2.
[5]- Tt 2.11.
[6]- Veja At 1.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário