sábado, 10 de março de 2012

BASE BÍBLICA DO EVANGELISMO - CONTINUAÇÃO 2


3.2 - O Evangelismo no N. T.

            É aqui no Novo Testamento que encontramos o verdadeiro descortinar das verdades, dos exemplos e dos modelos do evangelismo. De fato ele inicia com o  próprio Senhor Jesus Cristo. É impossível desvincular o Evangelho, de Jesus; desvincular o evangelismo, do Senhor Jesus Cristo. O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo veio não somente trazer uma boa nova de salvação e de paz; Ele próprio é esta boa nova. Jesus Cristo não é somente o carteiro que as pessoas esperam porque estão interessadas numa carta. Ele é ao mesmo tempo, o carteiro e a carta.
            Acima temos visto os conceitos de evangelho e evangelismo. Ainda que os quatro evangelhos pareçam ser diferentes percebemos que eles foram escritos, não como história e nem como uma biografia, mas como uma confessio fidei escrita, um testemunho de muitas pessoas reunido pelo autor, cujo arranjo quer mostrar que tipo de pessoa era Jesus, dar evidências pelas quais os discípulos o tinham seguido e reconhecido como Messias e Filho de Deus, e desafiar os leitores, da maneira mais convincente possível, a dar o mesmo passo de fé em Cristo, conforme eles tinham dado.
            O Apóstolo João deixou muito claro, no Evangelho que escreveu, o objetivo que ele tinha em mente. Não era escrever tudo sobre Jesus; ele sabia que o mundo inteiro não caberia os livros que fossem escritos. Ele disse:

  “Na verdade fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo tenhais vida em seu nome.”[1]

            Ainda que os quatro evangelhos tenham sido escritos como se suspeita, com propósitos diferentes, seja para fortalecer os fracos na fé, para consolar a Igreja nas épocas de perseguição, defender o cristianismo das calúnias a que ele estava exposto, dar apoio de ensino fiel especialmente aos professores e pregadores da missão cristã, na verdade, os escritores queriam que as pessoas que os lessem se tornassem cristãs. Eles queriam que os leitores fossem salvos. A salvação em Jesus Cristo é tema chave. Salvação integral; por isso inclui a cura, o perdão, a libertação, a vida nova e vem às pessoas unicamente através de Jesus, o Filho de Deus. A evangelização é a principal preocupação destes autores.
            Semelhante mensagem encontramos no livro dos Atos dos Apóstolos. Lucas continuou escrevendo sobre os processos de evangelização desenvolvidos pela Igreja após a ascensão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e o derramar do Espírito Santo. Nele, o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo está derramando o poder do Espírito Santo sobre a Igreja, capacitando-a a ser testemunha de Jesus Cristo mesmo, começando de Jerusalém, passando por toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

As lições que essa reflexão nos traz não param por aqui. Ainda continuaremos... Como dependemos da graça de Deus!


Stephenson Soares Araújo.
12/01/2009

[1]- Jo 20.30-31 (ARA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário