sábado, 10 de março de 2012

BASE BÍBLICA DO EVANGELISMO - CONTINUAÇÃO

Continuamos nossa conversa e reflexão sobre o evangelismo no V. T.

Entretanto, o próprio profeta Ezequiel quando teve aquela maravilhosa visão de que Deus estava presente ministrando no templo, difundiu a idéia comum de que todas as nações teriam que vir ao monte Sião, ao templo, para trazer seu tributo a Deus. Mas, o profeta Isaías apresentou alguns indícios que revelaram que o Senhor Deus podia amar outros povos além de Israel.
            Um exemplo interessante de missionário que encontramos no Velho Testamento por certo seria o profeta Jonas. Conhecia a grande bondade de Deus, Sua misericórdia, Sua clemência, Sua piedade, Sua disposição de si arrepender do mal. No entanto, ficou irado quando Deus perdoou ao povo da grande cidade de Nínive.[1] Mas a grande lição nos mostra o interesse de Deus em que Israel proclamasse o Seu grande amor para com os outros povos.
            A história narrada no livro do profeta Oséias, em suas relações com sua esposa Gomer, demonstra um vívido e maravilhoso quadro do Senhor Deus todo-poderoso alcançando as pessoas que menosprezam o perdão que Deus continua oferecendo.[2]
            Existem muitas declarações nos escritos dos profetas que apontam para um messias, um libertador do poder do pecado, do mundo, de satanás e da política. Isaías conseguiu olhar para o futuro e dizer: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;...”[3] Estes indícios da intenção de Deus são importantes e emocionantes; porém, no grosso volume dos ensinos do Velho Testamento existem poucas profecias deste tipo. Estas apenas antecipam aquilo que havia de vir.
            Israel si considerava como o centro da única e verdadeira religiosidade do mundo. Desta forma, ele tentava atrair os povos para si. Alguém sugeriu que ele fazia uma “evangelização” centrípeta. Outros dizem que era um “evangelismo” silencioso. Mas isto é por dedução; não está muito claro nos escritos do Velho Testamento. No entanto, as predições de que as nações apareceriam no monte Sião para trazer tributos a Deus parece indicar que os gentios não estavam fora do alcance do maravilhoso amor de Deus. Alguns escritores do Novo Testamento citam, por várias vezes, os textos do Velho Testamento que falam sobre o interesse de Deus em abençoar todos os outros povos da terra através de Israel
            O messias que estava para vir era uma expectativa judia. No entanto, alguns criam que o Messias traria bênçãos e paz para todas as pessoas, não só para os judeus.

Na continuação conversaremos e refletiremos sobre o evangelismo no N. T.

Stephenson Soares Araújo.
12/01/2009

[1]- Veja toda a história narrada no Livro do Profeta Jonas. Este pequeno parágrafo se refere a: Jn 4.1-2.
[2]- Veja Os 3.1.
[3]- Veja Is 9.6 (ARA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário