sábado, 23 de janeiro de 2016

"JONAS" UMA ANÁLISE DA ATIVIDADE MISSIONÁRIA DA IGREJA!

"JONAS"

UMA ANÁLISE DA ATIVIDADE MISSIONÁRIA DA IGREJA!

Introdução

                É possível arrancar de Jonas, melhor dizendo, do Livro do Profeta Jonas, relevantes lições com implicações missiológicas?
                Ora pois, o Livro do Profeta Jonas é extremamente rico; pequeno no tamanho, mas abordando temas de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho que Deus ordenou[1] que executássemos.
                Sua amostra nos revela a necessidade que temos como pessoa e como igreja[2] de reavaliar nosso envolvimento com o plano salvífico de Deus. Ele, o Livro do Profeta Jonas, nos questiona no íntimo, nas entranhas, “na essência de ser ou não ser servo de Deus; de ser ou não ser herdeiro das promessas de Deus, do Reino de Deus. ” Estou pensando na Lei moral da Gratidão no Coração. O livro do Profeta Jonas é uma reflexão séria sobre a práxis de missão.
                Não há dúvidas que o trabalho de Deus e o seu eterno propósito é abençoar todas as famílias, todos os povos da terra. Quando Adão pecou ele se escondeu de Deus; no entanto, o próprio Deus foi à sua procura, foi ao seu encontro: “ ... onde é que você está? [3] “ Conhecedor de sua própria situação, que não é boa, o homem, dominado por um medo terrível que o faz, dia a dia, afastar-se do Deus Eterno Criador, esconde-se nas moitas e esquinas da vida desenvolvendo em si e no próximo um brutal sofrimento.
                Esta situação de aflição e abandono, naturalmente, é vista pelo Deus Eterno que imediatamente se dispõe a trabalhar para a mudar a situação. As Escrituras Sagradas do Novo Testamento nos ensinam sobre esta disposição e disponibilidade do Deus Eterno nesse maravilhoso texto sobre a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “ ... Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas casas de oração, anunciava a Boa notícia do Reino e curava as pessoas de todas as doenças e enfermidades. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena porque aquela gente estava aflita e abandonada, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: De fato a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazer a colheita.[4] “ Este relato bem demonstra a disposição e disponibilidade do Deus Eterno que, apesar de toda a situação de afastamento do homem de si mesmo, toma a dianteira para suprir todas necessidades do homem perdido por estar afastado de Deus. Daí, entendemos sobre a nossa necessidade de dispormos nossa vida a Deus; precisamos viver à disposição de Deus para a obra da salvação de levar a vida para quem a perdeu! Será que não podemos estar à disposição de Deus?
                É assim que o Deus Eterno vê o homem; é assim que nós precisamos ver: “ o homem perdido, sem Deus, afastado de Deus; mas, que pode voltar à comunhão com Deus. ” Você entende o que é salvação! Você sabe o que é ser transportado do Reino das Trevas para o Reino da Luz! Você sabe como foi o processo de retirar de dentro do homem velho o homem novo![5] Você sabe que sua vida foi transformada, que suas motivações estão corretas e que são embasadas em critérios sólidos determinados pelos princípios normativos da Palavra de Deus! Você sabe qual é o motivo e o significado da sua existência! Você não vive como a procurar um significado ou uma satisfação aqui e ali! A colheita é grande não porque as pessoas são muitas, mas porque a aflição é muita, é grande! Porque o estado de abandono é grande, é terrível, doloroso, assustador! A escuridão produz um medo tão denso que se torna uma praga! O relato do Livro do Profeta Jonas nos mostra pois, o trabalho do Deus Eterno, o Grande Deus todo poderoso enviando um trabalhador para a colheita.
                Vamos seguir os passos desse trabalhador. Vamos observar o trabalho, a sementeira e a colheita: vamos ver o trabalhador e o Deus Eterno em suas ações tão diferentes um do outro nos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos! Temos um convite para observar os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do trabalhador – "Jonas", Israel, a Igreja, eu, você! Naturalmente somos impelidos a observar os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do Deus eterno em referência ao povo e ao Jonas! E, não esqueceremos de observar os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos reativos do povo frente à misericórdia de Deus, a despeito da falta desta no "Jonas" e o resultado da colheita!
                Oh! Querido Deus Eterno que vós abrais os nossos olhos! Ajudai-nos! Dai-nos tua visão, Senhor! Queremos e precisamos de olhos que possam ver!



[1] - Quando penso nessa ordenação vem à minha mente a Lei Moral (gratidão no coração) e a Lei Escrita: Mt 28.18-20; Mc 16.15; Lc 24.48.
[2] - Quando penso em igreja com i minúsculo estou pensando na igreja local, nas suas diferentes denominações e coloridas práticas de vida.
[3] - Gn3.9. TLH.
[4] - Mt 9.35-38. TLH.
[5] - Você conhece muito bem as lições de Col 1.9-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário